Ao instalar uma estação de carregamento para o seu carro elétrico, deve ter em consideração vários critérios de segurança.
Saiba tudo o que precisa de saber ao instalar sua estação de carregamento, quais os componentes técnicos além de sua estação de carregamento e veja como realizar a instalação corretamente com toda a segurança.
1) Segurança
Em termos de segurança do veículo, da instalação e principalmente dos utilizadores deverá colocar no circuito de alimentação da Estação de Carregamento as seguintes proteções, que tal como os cabos a utilizar devem ser apropriados para a potência de carregamento pretendida:
Proteção Diferencial tipo A EV + Disjuntor Curva C
Estas proteções deverão estar num circuito que apenas alimente a Estação de Carregamento.
Devem ser colocadas quando a Estação de Carregamento não possui qualquer proteção.
Proteção Diferencial tipo A + Disjuntor Curva C
Estas proteções deverão estar num circuito que apenas alimente a Estação de Carregamento.
Devem ser colocadas quando a Estação de Carregamento já possui Sensor de Fuga de Corrente Continua incorporado.
Disjuntor Curva C
Estas proteções deverão estar num circuito que apenas alimente a Estação de Carregamento.
Devem ser colocadas quando a Estação de Carregamento já possui Sensor de Fuga de Corrente Continua e Proteção Diferencial incorporadas.
2) Potências de Carregamento
Ao escolher a Estação de Carregamento deverá ter em conta a potência disponível na instalação existente e a potência que o seu veículo vai realmente utilizar para o carregamento.
Em relação às potências de carregamento máximas de cada veículo pode consultar aqui
Em relação às potências mais utilizadas temos:
Ligação Monofásica com 16A = 3,7 kW
Ligação Monofásica com 20A = 4,6 kW
Ligação Monofásica com 32A = 7,4 kW
Ligação trifásica com 16A = 11 kW
Ligação Trifásica com 32A = 22 KW
3) Qual o conetor correto para o meu Veículo.
Os conetores correntemente utilizados para carregamento normal são:
Type1 (SAE J1772)
Conetor típico do mercado japonês e americano, possui ligação monofásica e potências de carregamento até aos 7,4 kW
Type2 (Mennekes)
Conetor típico do mercado europeu, possui ligação monofásica ou trifásica e potências de carregamento até aos 22 kW.
Socket type2 (Mennekes)
Conetor comum dos postos públicos, que implica a utilização de um cabo de carregamento de Modo3
Na escolha da Estação de Carregamento pode optar por uma estação que possua cabo de ligação type1 ou type2, onde apenas poderá carregar os veículos com esse conetor mas que será mais confortável de utilizar, ou uma estação que possua um socket type2 e que permite carregar todos os veículos através de um cabo de modo 3, tal como carrega nos Postos Públicos.
Em relação às potências de carregamento máximas de cada veículo pode consultar aqui