Menu

0

€ 0.00

Como em todas as áreas o universo dos veículos elétricos possui termos próprios que tentamos resumir de seguida.

ICE – Internal Combustion Engine, é o termo que normalmente se utiliza para identificar veículos com motor de combustão interna alimentado a gasolina, gasóleo ou outro.

HEV – Hybrid Eletric Vehicle, são os veiculos que combinam motores elétricos com motores de combustão interna sem possuírem capacidade de carregar a bateria com uma conexão elétrica. A bateria neste caso é alimentada pelo motor de combustão interna e pelos sistemas de regeneração de energia dos travões.

PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicle, são os veículos que tal como os HEV combinam motores elétricos com motores de combustão interna, mas possuem capacidade de carregamento da bateria através de uma conexão elétrica.

BEV – Battery Eletric Vehicle, são os veiculos que dependem a 100% dos motores elétricos, não possuindo motores de combustão interna, sendo a sua bateria carregada através de conexão elétrica.

EVSE – Electric Vehicle Supply Equipment, é o carregador que normalmente acompanha os veículos para carregamento através de uma tomada normal.

PCR – Posto ou Estação de carregamento rápido, são os postos que carregam em corrente alternada ou continua com potências acima dos 22 kW.

PCN – Posto ou Estação de carregamento normal, são os postos de carregamento em corrente alternada com potências até aos 22 kW.

Socket ou Tomada – é o ponto de conexão que fornece energia para o carregamento.

Conetor – é o adaptador que liga o cabo de carregamento à tomada.

Ampere – é a unidade de medida da corrente elétrica.

Volt – é a unidade da tensão elétrica.

Watt – no carregamento de veículos elétricos é a unidade de potência elétrica calculada através da multiplicação entre o Ampere e o Volt. Uma estação de carregamento com ligação monofásica a 230V e 16A possui uma potência de carregamento de 3680W, aproximadamente 3,7 kW.

Watt-hora –  tal como o Watt é a unidade de potência o Watt-hora (Wh ou kWh) é a unidade de energia gerada ou consumida ao fim de uma hora. Uma estação de carregamento ligada com potência de 3,7 kW gera ao fim de uma 3,7 kWh, do mesmo modo um veículo que consome 10 kWh/100km com uma bateria com a capacidade de 10 kWh deverá ter uma autonomia de 100km)

 

Se detetar alguma informação errada ou necessitar de alguma informação adicional, pode contactar-nos para geral@ucharge.pt

Deixe uma resposta

Add a comment
pt_PTPortuguês
en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguês